A carne de porco é amplamente consumida no Brasil, sem se esquecer de que há muitas culturas que têm essa forma de proteína muito presente na sua dieta. Sendo assim, é claro que diversos produtores apostam na suinocultura.
Se esse é o seu caso, pode ser que, em algum momento, você tenha se perguntado como fazer para que a sua criação de porcos fosse mais eficiente.
Para ajudar com essa dúvida, aqui estão quatro formas de melhorar a sua criação:
Manter os porcos sempre hidratados
É sabido que, para todo ser vivo, a hidratação é indispensável. É com o consumo de água que se consegue manter as células funcionando devidamente e, claro, a água também traz diferentes minerais para o corpo.
Isso também é uma realidade para os porcos: mantê-los sempre hidratados, tendo a certeza de que a água que eles estão consumindo é limpa, faz muita diferença na qualidade da suinocultura.
Além disso, em especial nos períodos mais abafados, é claro que se torna ainda mais importante que os porcos estejam devidamente hidratados e, mais do que isso, com água em livre demanda.
Tenha acompanhamento de veterinário
É sempre indispensável que os porcos sejam acompanhados por um veterinário a fim de que qualquer problema de saúde na criação seja detectado.
Com a orientação do veterinário, também é possível manter em dia todas as vacinas essenciais aos porcos e oferecer a eles tratamento adequado no caso de algum ferimento, por exemplo.
Preferencialmente, esse veterinário deve conhecer a criação de porcos e suas particularidades.
Escolha uma alimentação adequada para uma suinocultura de primeira
Para qualquer animal que seja, a alimentação adequada é parte muito importante da sua criação. Portanto, para que a sua suinocultura tenha ainda mais qualidade, é imprescindível sempre contar com uma ração que seja de boa marca.
Além disso, a ração escolhida para os seus porcos deve levar em conta a idade deles e a sua raça. Outro cuidado importante para a sua suinocultura ser um sucesso é que há alimentos naturais que os porcos podem consumir e eles devem estar na dieta.
Para saber quais são esses alimentos, é certo que se deve contar com o acompanhamento veterinário, como já foi indicado acima.
Deixe o criadouro ventilado
Um ambiente ventilado é fundamental para que os animais tenham a sua saúde protegida e para que haja mais conforto.
Inclusive, considerando que a ventilação adequada faz com que os animais tenham mais saúde, é claro que isso impacta na qualidade da carne também.
Porém, vale ter atenção: para que o ambiente seja ventilado da forma necessária, deve-se sempre conhecer a metragem do criadouro e escolher um equipamento que atenda exatamente ao que esse espaço demanda.
Caso contrário, apenas uma parte dos porcos ficará refrescada enquanto a outra ainda sofrerá com o ar parado e com o calor.
Para você ter mais informações sobre como ventilar adequadamente o seu criadouro, é simples: clique aqui e conheça o que a Agrobrisa oferece!
Aproveite e tenha acesso a todas as nossas soluções. Confira!