Saiba Os Benefícios Do Confinamento No Sistema Free Stall

Estar em dia com os cuidados do rebanho fazem toda a diferença na qualidade dessa exportação para o consumidor final. Por se tratar de uma das maiores prioridades do produtor agrícola, o confinamento desses animais deve prover conforto e tranquilidade a eles, sendo necessária a aplicação de novas tecnologias presentes no mercado agro.

Atualmente, diversos modelos de confinamento estão disponíveis para esse produtor, contudo as vantagens do sistema Free Stall vêm se destacando nos últimos anos e se tornando uma excelente opção. Confira.

O que é o confinamento Free Stall?

O confinamento Free Stall consiste em amplas áreas cercadas por grade, onde o animal tem a chance de se locomover livremente durante todo o dia, explorando a área e obtendo tranquilidade.

Geralmente, as cercas se dividem entre duas ou quatro partes, oferecendo baias individuais ao rebanho que podem ser revestidas com areia ou borracha triturada, um local que também serve de descanso para esses animais.

Suas dimensões variam de acordo com o tamanho e as necessidades de cada animal, mas prevendo um tamanho grande que possibilite a ele se deitar com comodidade, sem correr o risco de sair do local.

A ordenha, exercícios e alimentação do rebanho também ganham atenção especial no sistema de Free Stall, seu espaço reservado continua a trazer conforto e menos estresse para o grupo. A popularização do Free Stall possibilitou uma maior segurança para as vacas, especialmente ao momento chave da ordenha.

Saiba os benefícios do confinamento no sistema Free Stall

Uma das maiores vantagens do sistema de Free Stall é o conforto do animal promovido por ela. Esse objetivo também consegue ser alcançado a partir do controle térmico, o que consiste em prover lugares frescos para a pastagem e com isso a diminuição do estresse calórico, algo que pode impactar diretamente na qualidade do leite posteriormente colhido.

Dessa maneira, o sistema de Free Stall oferece proteção aos raios solares mais agressivos, diminuindo assim a carga térmica que repousa sob esses animais. Sua construção deve se ater as posições do telhado e o material utilizado.

Outro grande benefício de se investir no Free Stall para o rebanho é a preservação da qualidade dos alimentos que serão ingeridos por esses animais. Por causa alimentação ser realizada no próprio confinamento, a comida pode ser protegida embaixo de lonas ou silos, que preservam o valor nutricional da dieta. Outras vantagens desse confinamento em Free Stall incluem:

  • Custo operacional econômico;
  • Controle de alimentação;
  • Fácil mecanização.

É possível que a equipe responsável pelo rebanho consiga ser prontamente treinada para se acostumar com o Free Stall rapidamente, o que traz um grande benefício para a produtividade do trabalho, impactando também o aumento da produção.

Principais desafios do Free Stall

Apesar de apresentar grandes benefícios ao produtor e ao rebanho, o sistema de Free Stall também oferece alguns desafios que devem ser superados ao longo da sua implementação.

Um dos mais importantes está ligado à limpeza das baías e ao espaço na totalidade. Por se tratar de um confinamento em larga escala, a manutenção dessa limpeza deve ser seguida à risca, uma vez que a falta desse cuidado pode gerar vacas mais sujas e propensas a contrair doenças através desses germes e bactérias.

Outro ponto que deve ser observado pelo produtor com atenção é a diminuição de atenção individual para cada animal, o que talvez possa acarretar uma baixa fiscalização durante os exames gerais de saúde.

Mesmo com os desafios apresentados, o Free Stall conta com grandes benefícios que podem auxiliar o produtor a se tornar ainda mais competitivo no ramo, valendo a pena o alto investimento em troca do retorno positivo nas suas vendas.

Compartinhe

Post Relacionados

Fale Com A Agrobrisa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.