Free Stall: Saiba o Que é & Como Funciona Esse Sistema De Confinamento De Animais

A qualidade de vida e as condições de saúde dos rebanhos influenciam na quantidade da produção, por isso, os profissionais do agronegócio investem em ambientes que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os animais. Uma das técnicas utilizadas é o confinamento Free Stall.

As técnicas de confinamento foram pensadas para conseguir aumentar a produção do rebanho em espaços reduzidos, mas sem comprometer as condições de vida desses animais.

Ano após ano, animais de qualidade e espaço estão se tornando itens valiosos para o produtor, dessa forma, as diversas técnicas de confinamento surgem como uma solução para manter o nível de produção com menos animais e em espaços menores.

Confinamento Free Stall

O confinamento Free Stall é um método em que os animais ficam soltos em áreas cercadas, sendo que, essa área é dividida em duas ou quatro áreas menores, cada uma com uma função.

Uma das partes será destinada para as baias individuais de cada animais. Elas podem ser forradas com borracha triturada ou areia e fica uma ao lado da outra. Essa é a área onde os animais irão descansar.

Quanto ao tamanho das baias, elas vão variar conforme o tamanho dos animais, entretanto, o ideal é que elas tenham comprimento suficiente para que o animal consiga se deitar e permanecer na baia.

As demais partes do confinamento são divididas em: área para exercício, onde os animais andam livremente; a área de alimentação e o espaço para a realização da ordenha.

Fácil Manuseio

Produtores tem investido no sistema de confinamento Free Stall pela facilidade com que ele é manuseado, isso porque, se as vacas não estão na ordenhadeira, elas podem andar livremente pelo espaço cercado.

Além disso, esse modelo de confinamento é projetado para facilitar o processo de alimentação, já que ela é feita por um corredor central de vai de uma ponta do cercado a outra. Esse sistema também permite a implantação da alimentação mecânica, o que facilita ainda mais a manutenção dos animais e do espaço.

Como o Free Stall funciona?

As vacas ficam soltas para andar pelo espaço disponível, entretanto, as vacas em lactação podem ficar confinadas as suas baias durante a maior parte do tempo, saindo somente para serem ordenhadas.

Na hora da ordenha, os animais são encaminhados ou, até mesmo, treinados para se dirigirem para a ordenhadeira. Depois que o leite foi recolhido, os animais são soltos ou reconduzidos as suas baias.

A alimentação oferecida varia conforme a propriedade e objetivo do produtor, o importante é fornecer a quantidade de alimento ideal para cada rebanho.

Vantagens do Free Stall

As maiores vantagens de se instalar um sistema de confinamento Free Stall são:

  • Custo de operação mais barato;
  • Fácil de ser mecanizado;
  • Permite que os animais se exercitem com regularidade;
  • Flexibilidade nas formas de controle;
  • Controle maior da alimentação oferecida;
  • Proteção contra intempéries;
  • Proporciona maior conforto ao animal.

CLIQUE AQUI e conheça as soluções da AgroBrisa para o conforto térmico do seu rebanho.

Compartinhe

Post Relacionados

Fale Com A Agrobrisa

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade. Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.