O segmento de agropecuária tem ficado cada vez mais atento à promoção de qualidade de vida a todos os animais que estão em seus criadouros. Inclusive, isso é algo no qual os próprios consumidores prestam atenção.
Dentre as medidas para que essa qualidade de vida seja proporcionada, é claro que se encontra o conforto térmico animal.
Mesmo assim, nem todos os produtores têm real entendimento sobre isso e, se você é um deles e quer entender o porque isso é tão necessário, continue lendo!
Impacta a qualidade da produção de leite
Quando o animal está desconfortável com relação à temperatura do lugar, o seu organismo não funciona de maneira equilibrada.
Basta pensar no próprio ser humano: quando se está com muito calor ou com muito frio, fica difícil concentrar-se nas atividades e o bem-estar é comprometido.
Os animais passam por algo semelhante e isso até mesmo reduz a quantidade de leite produzida. Afinal, o organismo desse animal acaba focando em reequilibrar a temperatura em vez de produzir leite.
Melhora a saúde desse animal
Pessoas que são constantemente expostas ao calor ou que ficam sentindo frio acabam tendo a sua imunidade prejudicada, inclusive porque se trata de uma situação estressante.
No caso dos animais, é muito comum que alguns adoeçam justamente por causa do calor em excesso ou da baixa temperatura. Infelizmente, isso pode até reduzir o tempo de vida do animal, além de prejudicar a sua capacidade reprodutiva.
Com a temperatura regulada de tal maneira que esses animais se sintam confortáveis no criadouro, eles próprios têm uma vida mais longa e os produtores recebem retorno mais alto.
Impacta a qualidade de ovos e da carne
Para que qualquer tipo de ovo tenha qualidade e seja bem valorizado no mercado agropecuário, é importantíssimo que o animal esteja com boa saúde e o conforto térmico é um dos grandes colaboradores para se conseguir isso.
O mesmo se pode dizer da carne: para que ela tenha um bom sabor e seja macia, a condição física do gado tem grande peso. Aliás, até mesmo a sua condição psicológica e é claro que um animal que está desconfortável acaba se sentindo também estressado.
Demonstra respeito, algo que torna a imagem do produtor muito melhor
Mesmo que se trate de gado para abate, as pessoas valorizam que o produtor cuide desse animal de maneira respeitosa enquanto ele ainda não tiver sido abatido.
Há muitas pessoas que dão preferência à certa marca de carnes, por exemplo, porque sabem que as suas fazendas têm um sistema de criação humanizada e isso conta bastante para o Marketing da própria empresa.
Além disso, é claro que não faz mal respeitar a integridade do animal garantindo que ele se sinta bem durante o tempo em que está no criadouro. Os retornos positivos, como mostrado, são muitos!
Quer descobrir como você pode garantir o conforto térmico animal em seu criadouro? Venha visitar o nosso site e ver nossas soluções AQUI!
Aproveite e encontre uma equipe completamente qualificada para garantir que você tenha a melhor experiência.
CHAMADA
O conforto térmico pode fazer muito mais pela sua produção agropecuária. Para entender melhor como esse procedimento funciona e ter acesso a todos os benefícios, venha saber mais neste artigo!