O bem-estar animal está intimamente ligado ao desempenho do seu rebanho, isto é, quanto mais estresse o gado sofre pior será o rendimento dos produtos, como leite e carne. Por isto, é essencial que o produto busque diminuir o estresse ao máximo.
Sabendo da importância do bem-estar animal para o sucesso financeiro do produtor rural, preparamos um texto recheado de dicas para diminuir o estresse do seu gado.
Confira as melhores dicas para aumentar a qualidade dos seus produtos e ser mais competitivo no mercado.
Como funciona o estresse bovino
O estresse animal é causado pela liberação do hormônio cortisol, que têm como causa diversos procedimento do manejo diário, de forma que a saúde do animal é afetada, podendo influenciar em seu comportamento e no peso.
Procedimentos como vacinas, descorna, fechar o gado, desmame, embora necessários impactam a saúde emocional do animal.
Outro ponto a ser evitado é o estresse térmico, muito comum, pois o gado é um animal homeostático, sofrendo com a alteração do clima. Temperaturas acima de 30ºC podem prejudicar a produção de leite, a qualidade da carne e a fertilidade.
Tendo em vista o impacto do estresse, o manejo deve ser feito de modo a garantir o máximo de bem-estar animal.
Como evitar o estresse animal
Claro que é impossível eliminar completamente o estresse animal, mas alguns passos simples podem trazer mais qualidade para a sua produção rural. Confira.
1. Camas Secas
Camas secas ajudam a aumentar a combater temperaturas baixas bem como evitam excesso de umidade e sujeira, o que dificulta o aparecimento de fungos e doenças.
Por isto, a cama dos animais deve se trocar com uma determinada frequência, em geral, sempre que se perceber que estão a ficar úmidas.
2. Rebanho limpo
Umidade e sujeira trazem problemas, como a redução do isolamento do couro, portanto, limpar o rebanho frequentemente é uma boa forma de diminuir o estresse.
A limpeza deve ser feita de forma cuidadosa para evitar o desconforto do bovino.
Da mesma forma, o cocho e bebedouro deve sempre estar limpo, devendo o local ser bem esfregado, principalmente a onde tiver lodo e limo.
A limpeza também ajuda a eliminar parasitas, como carrapatos e piolhos, além de aumentar a qualidade do couro. A escovação dos pelos, além de eliminar parasitas diminui o medo.
3. Sombreamento
Para uma boa qualidade de vida, o animal deve ter acesso a ambientes com sombra, natural ou artificial, e água fresca.
Ofereça um local de descanso de pelo menos 4 m² a 15 m² para cada animal.
4. Invista em Climatização
Como já dito umas das principais fontes de estresse é o desconforto térmico, existem formas de aumentar o conforto climático, como ter uma estratégia nutricional que alivie o estresse calórico.
Outra estratégia é investir em ventiladores industriais que irão refrescar o ambiente diminuindo, assim, o impacto térmico. A ventilação forçada é útil para aumentar a produção de leite bem como melhorar a qualidade da carne.
Confira os nossos modelos de ventiladores industriais, entre em contato para diminuir o estresse bovino.
CHAMADA
O estresse bovino, causado por diversos fatores, oferece impacto direto na qualidade o seu rebanho. Sabendo da importância do conforto animal, preparamos um texto cheio de dicas para diminuir o estresse. Confira!