Você sabe o que é Nebulização e Aspersão? No post de hoje nós falaremos sobre as diferenças entre cada um desses sistemas e qual você deve aplicar na sua cultura. Confira!
Sem dúvidas, a cultura e manejo das plantações no campo é de suma importância, a fim de que os vegetais possam crescer de maneira saudável. Nesse quesito, a água é o fator primordial, pois elas precisam de contato com esse elemento crescerem constantemente com qualidade.
Para a distribuição correta da água, temos o processo de irrigação. E dentro desse sistema, encontramos dois processos distintos: a nebulização e aspersão. No entanto, apesar de serem temas e conceitos bastante comuns no mundo agro, ainda assim existem dúvidas acerca das diferenças entre cada uma delas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o processo de nebulização e aspersão.
O que é a Nebulização?
Antes de tudo, podemos definir que a nebulização nada mais é do que a emissão de microgotas que tendem a ser pulverizadas no ar. Com isso, é gerada uma névoa!
Além de ser bastante utilizada na irrigação, os aparelhos que produzem nebulização tendem ser indicados para o processo de climatização, visando auxiliar no controle de temperatura das áreas de cultivo, bem como na manutenção da umidade do ar, e até mesmo na redução da temperatura em locais que são zootécnicos.
Além disso, a nebulização é bastante utilizada para produtos químicos e defensivos na cultura. De maneira geral, os locais principais que tendem a utilizar equipamentos nebulizadores são:
- Estufas e viveiros;
- Granjas e Estábulos;
- Balcões de verduras;
- Conserva de flores;
- Outras demandas específicas, como: mudas recém plantadas ou delicadas, enraizamento de estacas, germinação de sementes leves, e etc.
O que é Aspersão?
Diferentemente da nebulização, a aspersão nada mais é do que uma técnica que tende a fazer uma simulação de chuva artificial. Nesses casos, o aspersor basicamente expele água para o ar. Isso porque, através da resistência aerodinâmica, elas irão se transformar em pequenas gotículas de água, que tendem a cair sobre plantas e solo.
Além disso, o aspersor também é inteiramente responsável pelo processo de pulverização do jato de água. Caso você não saiba, os sistemas de irrigação realizados por aspersão costumam ser categorizados em dois grupos diferentes: estamos falando de sistemas mecanizados e os convencionais.
Se tratando dos benefícios da aspersão, podemos encontrar inúmeros benefícios, como é o caso da cobertura completa da plantação, bem como a sua estrutura que tende a ser ajustável e diversificada. Além disso, a aspersão possui uma exata precisão no volume de água por área, garantindo economia e redução de custos com a irrigação.
Conclusão
Gostou deste artigo? Conforme vimos, tanto o processo de aspersão quanto o de nebulização são sistemas importantes para o processo de irrigação das plantas. No entanto, cabe aos produtos entender qual é o melhor processo para o seu cultivo e manejo, dispondo do sistema certo para oferecer qualidade no crescimento de sua cultura.
Portanto, agora que você já sabe um pouco mais sobre as diferenças entre aspersão e nebulização, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Visite agora mesmo o nosso blog e confira outros conteúdos exclusivos sobre o tema.