Fazer uma boa gestão de temperatura e umidade são alguns dos exemplos de práticas que estão sendo incorporadas dentro do setor da agropecuária, onde o principal objetivo é alcançar bons resultados nas lavouras e plantações.
Existem muitas medidas que podem ser aplicadas para que o cultivo na agricultura seja ainda melhor. Mesmo que as condições climáticas não possam ser controladas, é preciso se preparar para fazer a gestão da temperatura e umidade interna.
Se você deseja entender melhor sobre o assunto, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!
Gestão da temperatura e umidade na agropecuária
Todas as atividades que são realizadas na agropecuária dependem das condições do clima da região, não é mesmo? Além disso, fatores como a qualidade do solo e umidade também são essenciais.
Por conta disso, aplicar medidas para ter um bom desempenho no campo sem levar em consideração a umidade do ar, a quantidade de chuva e a incidência do sol, é quase impossível.
Com isso, para que o bom desempenho realmente seja uma realidade e o agropecuário possa ter bons resultados no cultivo, é essencial entender e buscar mais informações sobre o ambiente onde a propriedade se encontra e como fazer o controle de temperatura e umidade local.
É válido lembrar que esse controle pode ser feito independente do tamanho da propriedade, sendo pequena, média ou de grande porte.
Principais benefícios e impactos desse controle
As atividades de controle e gerenciamento de temperatura e umidade influenciam nas culturas de diferentes maneiras, e o produtor pode observar diversos benefícios a partir disso.
O primeiro ponto positivo é conseguir tomar decisões de forma mais assertiva, sendo mais estratégico para qualificar todo o processo de produção.
Como colocar esse controle em prática?
Para que o controle de temperatura e umidade na agropecuária seja colocado em prática de maneira satisfatória, é preciso se dedicar constantemente sobre a previsão do tempo. Existem cuidados que devem fazer parte das atividades da propriedade também.
Além disso, também existem ferramentas que são indispensáveis para que esse controle possa ser feito, como o uso de ventiladores, exaustores, sistema evaporativo, aspersores e painéis controladores.
O sistema evaporativo, por exemplo, é um dos mais confiáveis para fazer a climatização de ambientes para suínos, aves, bovinos e equinos. Ele permite que você possa proporcionar um alto conforto térmico para esses locais. Uma grande vantagem é poder contar com o baixo consumo de energia quando comparado a outros sistemas de ventilação comuns.
Os painéis de controle de temperatura também são ferramentas essenciais para que o produtor possa fazer esse monitoramento. Ele permite que até 4 grupos de ventilação sejam controlados, desliga e liga de forma automática por temperatura e traz mais segurança para o local.
Principalmente levando em consideração as alterações climáticas de cada estação e região onde a propriedade se encontra, é preciso entender melhor como o controle de umidade e temperatura precisam ser feitos, para que não haja nenhum tipo de prejuízo ou desconforto térmico animal.
Se quiser saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato conosco através do site e conhecer mais sobre as nossas soluções disponíveis!
CHAMADA
Fazer o controle de temperatura e umidade na agropecuária é essencial para promover um conforto térmico melhor e adequado durante todo o processo de produção. Entenda mais a seguir sobre o tema: